sexta-feira, 9 de novembro de 2012


Informática na Educação
As aplicações dos recursos de informática na educação, da Internet, softwares educacionais.


"Com o avanço da tecnologia nas últimas décadas, principalmente dos computadores, discuti-se cada vez mais a utilização de recursos da informática na educação.
Aplicação dos recursos de informática na educação
Muitas escolas do Brasil já possuem um laboratório de informática com acesso à Internet, softwares educacionais e programas básicos (editores de texto, programas de edição de imagens e apresentações, planilhas de cálculo, etc). Porém, basta ter os recursos? Como utilizá-los de maneira a garantir o desenvolvimento do aluno? Estas são apenas algumas questões levantadas por educadores brasileiros.

Em primeiro lugar, temos que partir do princípio de que o computador é apenas uma ferramenta. Sozinho, não é capaz de trazer avanços educacionais. Uma escola que resolve utilizá-lo como recurso didático necessita de bons professores, preparados e treinados, para utilizar os recursos oferecidos por este sistema tecnológico de forma significativa.

Colocar qualquer software para os alunos usarem não gera aprendizado. É importante que a escola tenha um projeto pedagógico que envolva a utilização do computador e seus recursos. O aluno não pode ser um mero digitador, mas sim, ser estimulado a produzir conhecimentos com o uso do computador. Neste sentido, o professor deve agir como um orientador do projeto que está sendo desenvolvido.

O uso da Internet  também é um caso importante. De nada adianta pedir para um aluno fazer uma pesquisa na Internet sem as devidas orientações. Cabe ao professor instruir os alunos para que estes não façam simples cópias de textos encontrados em sites. Apenas copiando, os alunos não vão aprender. As orientações devem ser no sentido de como elaborar uma pesquisa, como encontrar sites confiáveis, como gerar conhecimentos com o material pesquisado, etc.

Outro ponto importante é o incentivo à criação. O aluno não deve ser colocado de forma passiva diante do computador. As ferramentas tecnológicas devem servir de base para a criação. Uma planilha de cálculos, por exemplo, pode ser usada para um trabalho de Matemática  com dados estatísticos, criando fórmulas e gerando gráficos. Um editor de textos pode ser usado para a criação de um jornal com notícias e informações sobre o conteúdo de uma disciplina. Um programa de apresentação (PowerPoint) apresenta inúmeras possibilidades na elaboração de aulas com imagens, sons e outros elementos multimídia.
  


O importante ao utilizarmos recursos de informática na sala de aula, é não transformar a máquina na principal figura educacional. Professores e alunos devem assumir o papel de principais personagens e usar criatividade, raciocínio e atitudes ativas para a produção do conhecimento. Somente desta forma, o aluno estará se preparando para o mercado de trabalho e para a vida"
http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/informatica_educacao.htm

11 comentários:

  1. Vejo que esse e o caminho para uma educação transformadora.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza a informática deve auxiliar os alunos e todas as pessoas em uma transformação educacional.

    ResponderExcluir
  3. Novos conceitos estão sendo aplicados nas escolas para auxiliar na administração escolar, mas não adianta apenas comprar equipamentos e sub utilizá-los. Uma boa gestão necessita de ferramentas que agilizem os processos e proporcionem uma visão geral de toda a escola.

    ResponderExcluir
  4. A informática veio para auxiliar os professores em suas aulas tornando-as atrativas e com isso os alunos ficarão motivados em seu processo de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  5. Vamos utilizar da tecnologia, para ajudar nossos alunos

    ResponderExcluir
  6. Iteressante sua abordagem, éo uso da tecnologia em prol do melhor aprendisado.

    ResponderExcluir
  7. É bem por aí. Não basta ter a máquina somente, é importante saber usá-la adequadamente, proporcionando um real rendimento de quem às usa.Sé assim a evolução acontecerá.

    ResponderExcluir
  8. As tecnologias digitais vêm revolucionando os modos de interação com o espaço escolar e com a sociedade. No contexto educacional o fato de que a cultura informática já se impões sobre o ambiente escola através do cotidiano social, torna-se um desafio para o professor a utilização de computadores como ferramenta no processo de ensino daquela com que muitas vezes se utilizou o livro-texto. É preciso que o professor esteja cada vez mais capacitado e atualizado para que possa estar usando a tecnologia a favor da educação.

    ResponderExcluir
  9. Juliana sua abordagem agrega os primórdios de uma utilização adequada das TICs, pois o poder da linguagem digital influencia cada vez mais a constituição de conhecimentos, valores e atitude. Nesta premissa é fundamental a qualificação do professor.

    ResponderExcluir
  10. Realmente, as TICs veio para ajudar no aprendizado de todos e, nós, futuras professoras, devemos orientar nossos alunos de forma que o computador não passe apenas como um brinquedo em suas mãos.

    ResponderExcluir